Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

O livro a seguir é sempre o melhor!

Já lá diz o provérbio "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" e Scott Beauchamp, autor de vários artigos sobre livros em vários sites e revistas, defende que todos nós esperamos, consciente ou inconscientemente, que o próximo livro que vamos ler seja o livro que nos vai mudar a maneira de ver a vida.
Para quem gosta de planear as suas leituras atempadamente, ou para quem finalmente encontrou um livro que já queria ler há muito tempo, há uma certa expectativa no ar quando olhamos para estes livros, os livros que vamos ler a seguir.
Quando olhamos para estes livros há algo dentro de nós que sussurra que aquele livro vai ser "O" livro. O nosso entusiasmo está ao rubro e mal podemos acabar de ler o livro que estamos a ler para pegar no livro novo que nos aguarda.
Esta sensação normalmente apodera-se de mim quando estou a ler sagas e já tenho os volumes seguintes em mão. É mais forte que eu, é uma vontade imensa de saber "o que vai acontecer a seguir?". De resto tenho livros que quero ler e para com os quais tenho expectativas mas, infelizmente, o último livro a que fiz isso revelou-se um pouco uma desilusão e de momento estou mais cautelosa com o meu entusiasmo.
Apesar tudo, isso acaba por não invalidar aquele sentimento de euforia que sentimos quando finalmente deitamos as mãos a um livro que queríamos ler! É uma alegria, é uma festa, é uma vontade de berrar "CONSEGUI! CONSEGUI!", como se tivéssemos acabado de ganhar a medalha de ouro nos jogos olímpicos da leitura!
Este sentimento está connosco à medida que lemos o livro e ele vai moldando a nossa vida e nós nos vamos moldando a ele. O sentimento pode-se manter durante todo o livro ou pode ir-se desvanecendo conforme vamos ou não gostando da história. Mas se se desvanecer não faz mal, afinal haverá sempre mais um livro, outro que queremos imenso ler e esse sim, esse vai-nos mudar a vida e a maneira como a vemos!
E que me dizem vocês leitores? Também ficam entusiasmos por livros novos? Qual é o livro que estão ansiosos para ler?


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gostas de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários