Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Se Eu Ficar de Gayle Forman

Se Eu Ficar 
de Gayle Forman
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
Resumo:
Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura para 7º, 8º e 9º anos.

Rating: 3/5


Comentário:
Este livro tem um começo fantástico e era uma ideia verdadeiramente genial. A história de uma adolescente que tem tudo e subitamente devido a um acidente perde tudo. A sua luta por vinte e quatro horas enquanto pesa a sua vida e decide "se deve ficar ou não". A descrição até me dava arrepios e namorei-o durante muito tempo, até que finalmente na Feira do Livro de 2011, comprei-o!
Fui alegre e radiante até casa e assim que cheguei procurei um canto e sentei-me a ler. Foi a primeira vez em muito tempo em que não pensei "e se o livro não for do meu grado?". Como não podia ser, ora? A descrição dava-me arrepios! As páginas foram passando, passando e a determinada altura suspirei e pousei o livro. Acabei de o ler pois são raros os livros que não acabo mas infelizmente para mim não me conseguiu conectar com as personagens.
Gostei da família de Mia e continuo a dizer que a ideia em si era genial, sinto no entanto que ficou um pouco além do que verdadeiramente podia ter sido. Talvez tenha sido culpa da minha alta expectativa, não ponho essa hipótese de parte, visto que maior parte das pessoas, em particular adolescentes, consideram o livro uma óptima leitura. Por outro lado isso também acaba por não ser muito revelador da situação, pois existem outros livros que não gostei que foram grandemente acalmados pelo público.
Decidi dar a classificação de 3 estrelas a este livro, e não 2 estrelas como tenho no GoodReads, pois independentemente de tudo o livro primou pela "originalidade" em todos os sentidos. Pela ideia, pela família e pela própria vida de Mia, que tem contornos muito próprios.
No entanto tendo em conta o género, livros sobre "a vida depois da morta" já li livros que me cativaram mais e cuja história me prendeu do inicio ao fim. Talvez tente re-lê-lo daqui a algum tempo e talvez me surpreenda, de momento, apesar de não ter desgostado da escrita de Forman, não é um livro que me tenha deixado boa impressão.


  • O livro tem uma sequela chamada "Were She Went" que ainda não está disponível em português.

Comentários